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quinta-feira, 29 de outubro de 2009

REDUÇÃO DE IPI - VENDA DA LINHA BRANCA DEVE TER ALTA DE 30%


No compasso de espera para a renovação ou não da redução de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre a linha branca de eletrodomésticos – que tem previsão de encerrar no próximo sábado – algumas redes chegam a projetar vendas até 30% superiores para fogões, geladeiras e máquinas de lavar esta semana. O Walmart (dono do Bompreço), por exemplo, até reforçou o estoque de toda linha para não perder o cliente nesse período.

“O impacto com o incentivo realmente foi forte. A gente teve incremento de vendas de 12% a 13%, em média, nos itens da linha branca nesse período. Segunda-feira alguns consumidores chegaram a questionar o fim da redução do IPI”, comenta o gerente da Credimóveis Novolar da rua da Palma, Carlos Alberto de Vasconcelos.

Segundo ele, durante o processo de redução – cujo início foi em abril – as vendas ficaram tão aquecidas que faltou mercadoria para atender a procura do consumidor. “A gente tinha prazo de entrega de 20 dias para algumas máquinas de lavar”, conta Vasconcelos.

Ele reforça que embora o governo esteja cobrando da indústria a geração de emprego como contrapartida para prorrogação dos incentivos, no próprio varejo já houve elevação de mão de obra. “Saímos de oito vendedores para 11, além de gente da limpeza e crediário”, destaca.

A procura intensa tem como alavanca uma diferença de preço que chega a 10% em alguns itens, algo decisivo para muitos consumidores optarem pela compra agora. As geladeiras saíram de uma cobrança de IPI 15% para 5%, máquinas de lavar, de 20% para 10%, e fogão de 5% para zero.

O incentivo já foi prorrogado uma vez.“Estou pesquisando desde sábado o preço porque quero comprar um ar-condicionado e uma geladeira. Confesso que ainda não fui para a ponta do lápis para saber em cada item quanto pagaria a mais com a volta do IPI.

Quero aproveitar para comprar uma geladeira com menos consumo de energia”, diz a dona de casa Carmen Menezes. Algumas geladeiras chegam a ficar até R$ 300 mais em conta graças ao benefício fiscal oferecido pelo governo federal.

Mais decidida a aproveitar os incentivos está a professora Andreza de Castro Silva. Ontem, ela estava no Centro do Recife pesquisando preço de geladeira. “Meu avô decidiu trocar a geladeira dele agora por conta da redução do imposto. A gente tem percebido preços entre R$ 70 e R$ 100 menores do que os anteriores.

Temos acompanhado o noticiário e, para não perder a redução, queremos decidir esta semana”, comenta ela. Muitos consumidores também têm aproveitado a redução de preço para trocar itens com maior consumo de energia por modelos mais novos e com selo Procel.

“A geladeira que hoje está em casa tem uns 15 anos e consome muita energia. A gente desligou por um mês e a conta reduziu cerca de R$ 50. É praticamente a metade da prestação da geladeira nova”, compara Andreza.

PRAZOS

Nessa reta final, o Walmart espera vendas 30% superiores a 2008 e aposta na oferta de prazos de pagamento mais elásticos, chegando a 12 vezes no cartão Hiper, sem juros. Até agora, a rede teve como destaque a venda de máquinas de lavar, com fluxo de vendas até 40% superior a 2008.

O Carrefour e o Extra estimam que as vendas têm sido 35% superiores em relação ao ano passado a partir da concessão dos incentivos. O Extra ainda vem apostando nas vendas online para fisgar o cliente que deixou a compra do eletrodoméstico para suposta reta final dos incentivos.

No site do próprio Extra (www.extra.com.br) e do Ponto Frio (www.pontofrio.com.br) – empresa do mesmo grupo do Extra, o Pão de Açúcar – os descontos vão além do promovido com o IPI, chegando a 30% para quem optar pela internet.

Além dos preços, os prazos de pagamento também estão bem elásticos, variando de 12 vezes no Extra, a 18 vezes nas lojas do Carrefour com o cartão da própria rede.

Carla Seixas
cseixas@jc.com.br

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