ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sábado, 17 de outubro de 2009

CAMPANHA - CÃES E GATOS DEVEM SER VACINADOS CONTRA A RAIVA


Quem tem gato e cachorro em casa deve aproveitar o dia de hoje e levá-los para tomar a vacina contra a raiva. Pernambuco deflagra a Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica que vai durar até o dia 17 do próximo mês.

Mais de 5.400 postos de saúde espalhados pelos 184 municípios estarão de portas abertas para receber os animais. A meta da ação, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com as cidades, é de imunizar cerca de 800 mil cães e 384 mil felinos.

Os postos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h. Pelo menos 11 mil pessoas estão envolvidas na ação. Ontem à tarde, uma mobilização foi realizada pelas ruas do Centro do Recife para incentivar a população a levar os bichos ao posto mais próximo de casa.

Apenas animais sadios e com mais de dois meses de idade poderão receber a injeção. Segundo o coordenador estadual do Programa de Prevenção da Raiva, Francisco Duarte, o ideal é que os adultos levem os animais de estimação para serem imunizados. Quem não puder ir hoje deve procurar o serviço municipal de saúde em busca da dose que é gratuita e não existe contra-indicação.

O prefeito do Recife, João da Costa, inaugura hoje a clínica veterinária do Centro de Vigilância Ambiental (CVA), de Peixinhos. A unidade é a primeira do Nordeste especializada em consultas clínicas e cirurgias gratuitas de esterilização de cães e gatos voltada para a população de baixa renda.

Também será feita a abertura oficial da campanha de vacinação contra a raiva, que contará com 500 postos no município e cerca de 1.764 pessoas envolvidas na mobilização.

A meta é imunizar 80% da população canina e felina do Recife, que é estimada em 206 mil animais. Em Olinda, 166 postos oferecerão a vacina na cidade. O município tem uma população de 36.018 cães e 11.173 gatos.

Fonte-JC

Nenhum comentário: