ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

TRABALHO - RECEITA LANÇA EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO


A Receita Federal do Brasil lançou o edital de abertura do concurso público que vai selecionar 450 novos auditores fiscais. As inscrições seguem até 13 de outubro. As provas estão previstas para os dias 5 e 6 de dezembro e serão realizadas em todas as capitais do País.

Esta é uma das seleções públicas mais disputadas entre os interessados em ingressar na carreira pública, principalmente porque podem concorrer pessoas de nível superior de qualquer área de conhecimento e também por causa do salário, um dos mais elevados da administração pública, R$ 13.067, além, é claro, da tão sonhada estabilidade profissional. O regime do contrato de trabalho é estatutário.

A última seleção pública para auditor fiscal ocorreu em 2005. Do total de vagas ofertadas este ano, 23 delas estão reservadas para pessoas com deficiência. Para tal, o candidato deve enviar via Sedex à organizadora do concurso, a Escola de Administração Fazendária (Esaf), o laudo médico atestando a sua condição com referência ao código da Classificação Internacional de Doença (CID).

As inscrições devem ser realizadas pelos candidatos por meio do site www.esaf.fazenda.gov.br e o valor da taxa cobrada é de R$ 130.

ETAPAS

A seleção será dividida em duas etapas. Na primeira, o candidato terá de passar pelas provas objetivas de conhecimentos gerais (língua portuguesa, espanhol ou inglês, raciocínio lógico-quantitativo e direito: civil, penal e comercial) e conhecimentos específicos (direito: constitucional e administrativo, previdenciário, tributário, comércio internacional, contabilidade geral e avançada, auditoria, administração pública, economia e finanças públicas).

Haverá, ainda, teste discursivo que será prestado pelos candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados entre os 1.024 melhores colocados na concorrência ampla e os 56 melhores candidatos com deficiência. O tema da prova poderá ser nas áreas de direito constitucional e administrativo, direito tributário, comércio internacional, auditoria, administração pública e economia e finanças públicas.

A avaliação levará em conta a capacidade de desenvolvimento de cada tema, envolvendo a compreensão, o conhecimento, o desenvolvimento e a adequação da argumentação, a conexão e a pertinência, a objetividade e a sequência lógica do pensamento, o alinhamento ao tema e a cobertura dos tópicos apresentados.

Na segunda etapa, haverá sindicância de vida pregressa e o programa de formação.

Fonte-JC

Nenhum comentário: