ARARIPINA

ARARIPINA

PMA

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

FAV - FUNDAÇÃO ALTINO VENTURA REALIZA CIRURGIAS DE CATARATA EM PACIENTES DE ARARIPINA


Uma parceria entre Prefeitura municipal de Araripina, prefeito Valdeir Batista, secretaria de saúde, secretária Dra. Maria Augusta e a FAV, Fundação Altino Ventura do Recife, possibilitou a pessoas com catarata e que não enxergavam nada a ver o mundo outra vez.
Durante cinco dias, uma equipe médica esteve cuidando, orientando e operando os pacientes. Nessa primeira etapa de cirurgias, um total de 100 pessoas foram operadas e voltaram a enxergar novamente. A Cirurgia é simples e dura no máximo 12 minutos.
Houve casos de pacientes que depois de operados não dormiram, esperando ver o nascer do sol. - Foi um sucesso total essa campanha, disse a coordenadora administrativa do centro de saúde Mireli e Dra. Maria Augusta, secretária de saúde.
Desde dezembro de 2007 que uma outra unidade móvel com uma equipe da Fundação Altino Ventura vem realizando exames em pacientes, preparando-os para as cirurgias que aconteceriam semanas depois. Teve até pacientes que não sabiam que tinham diabete e ficou sabendo através dos exames para a cirurgia da catarata. Foram realizados também nos pacientes exames de sangue e o eletrocardiograma.
Desde o dia 07/01/08 que a unidade móvel onde estavam sendo realizadas as cirurgias estava dentro do pátio do Hospital e Maternidade Santa Maria, onde o hospital deu sua parcela de contribuição cedendo salas e dando o apoio necessário.
A Equipe da FAV, Fundação Altino Ventura virá novamente em Araripina no próximo mês para dar prosseguimento à campanha de cirurgia de catarata.

Nenhum comentário: